Seguidores

quarta-feira, 10 de julho de 2013

A decisão de retirar tumores da face, do crânio, não é simples. É um processo doloroso, a depender da profundidade dos tumores, e coloca o indivíduo face a face com sua realidade objetiva. A dermatologista que nos assiste, Dra. Izelda Maria Carvalho Costa, professora da Universidade de Brasília, tem o conhecimento e a suavidade necessários para nos conduzir tranquilamente nessa seara. É importante lembrar que o acompanhamento do indivíduo vindo de Bournelândia requer uma equipe multidisciplinar composta por:

Neurologista: O profissional vai monitorar a evolução da doença que apresenta tuberosidades no cérebro, podendo provocar convulsões. Ele, também, acompanha as dificuldades de aprendizagem em graus variáveis de Autismo.

Neuro-cirurgião: O médico com essa especialidade vai avaliar a necessidade de cirurgia para retirada de nódulos ou tumores subependimários, que podem agravar as convulsões e evoluir para situações agudas e graves de hipertensão intracraniana.

Pneumologista: O especialista é indicado no tratamento porque a doença leva a linfangioleiomiomatose, que é uma lesão rara nos pulmões que se manifesta de forma difusa e grave.

Oftamologista: O profissional acompanha o paciente devido à ocorrência de tumores na retina.

Dermatalogista: O paciente apresenta máculas hipomelanóticas em forma de manchas brancas na pele. O profissional também acompanha o aparecimento de fibromas, muito ou pouco vascularizados, e que podem aparecer na face, na região lombar, no leito da unha e na gengiva.

Cardiologista: O coração do portador da esclerose tuberosa necessita de acompanhamento devido a tumores, que atingem principalmente o recém-nascido, e podem causar arritmias cardíacas.


Nefrologista: A doença causa o aparecimento de cistos renais que, em alguns casos, podem evoluir como doença renal policística grave.  O quadro da esclerose tuberosa também apresenta angiomiolipomas renais, que podem, no adulto, se agravar através da insuficiência renal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário